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Título: Mobilidade internacional estudantil : evidências dos discentes da UnB
Autor(es): Brito, Igor da Silva
Orientador(es): Tannuri-Pianto, Maria Eduarda
Assunto: Intercâmbio educacional
Estudantes universitários
Estudantes universitários - desempenho acadêmico
Desigualdade social
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Nov-2017
Referência: BRITO, Igor da Silva. Mobilidade internacional estudantil: evidências dos discentes da UnB. 2017. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar os principais programas de intercâmbio da Universidade de Brasília, os vinculados à Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) e o Ciência sem Fronteiras (CsF). Primeiro foi verificado o perfil socioeconômico dos estudantes. Os dados mostraram que os alunos que participaram de intercâmbio possuíam status socioeconômico maior do que os não participantes. No entanto, não havia diferença significativa em termos de renda entre os alunos do INT e do CsF, indicando que a disponibilização de bolsas pelo CsF não gerou acesso a estudantes menos favorecidos economicamente. Em um segundo momento foi verificado se a mobilidade internacional do estudante gerou efeitos sobre o rendimento acadêmico e a probabilidade de se formar. Foi encontrado uma relação positiva entre a mobilidade e o rendimento acadêmico, usando os métodos de regressão linear e de pareamento. O efeito sobre a probabilidade de formar é ambíguo, dependendo do grupo de controle utilizado. Neste caso foram usados o modelo de probabilidade linear, o probit e o pareamento. Para as análises foram utilizados os dados do sistema de graduação, do INT, do CsF, do Vestibular e do PAS.
Abstract: The objective of this monograph is to analyze the main exchange programs of the University of Brasília, linked to Office of International Affairs (INT) and the Science without Borders (SwB). First, the socioeconomic profile of the students was verified. The data showed that the students who participated in exchange program have a higher socioeconomic status than nonparticipants. However, there was no significant difference in income between students of INT and SwB, indicating that the scholarships available in SwB did not generate access to economically disadvantaged students. In a second moment, it was verified if the international mobility of student had effects in academic performance and in probability of get the degree. A positive relationship between the mobility and the academic performance was found, using the linear regression and matching methods. The effect on the probability of get the degree is ambiguous, depending of the control group used. It was used the linear probability model, probit and matching methods. For the analyzes were used the data base of the graduation system, INT, SwB, Vestibular and PAS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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