Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasCardosodeOliveira.pdf313,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Igualdade constitucional e adoção no âmbito homoafetivo
Autor(es): Oliveira, Lucas Cardoso de
Orientador(es): Oliveira, Paulo Henrique Blair de
Assunto: Adoção - legislação
Homoafetividade
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Nov-2017
Referência: OLIVEIRA, Lucas Cardoso de. Igualdade constitucional e adoção no âmbito homoafetivo. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente monografia versa sobre o direito de adoção por casais homoafetivos, mediante uma interpretação à luz da igualdade constitucional, princípio inerente ao fenômeno do Direito enquanto integridade. Buscou-se, através, deste a análise da importância do conceito da ação à sociedade brasileira e, a partir de conceito, uma análise da orientação jurisprudencial anterior em nosso país, de negativa do direito de adoção a casais homoafetivos. Através de análise de caso prático, intentou-se a aplicação das teorias da democracia de Ronald Dworkin, de forma a desconstruir os argumentos que serviam de base à negativa do referido direito a casais homoafetivos, de forma a interpretar as normas à luz da constituição. Por fim, analisou-se novas decisões prolatadas pelo Superior Tribunal de Justiça – em momento anterior e posterior ao reconhecimento da união estável pelo Supremo Tribunal Federal -, que concederam o direito de adoção à casais homoafetivos, com estudo dos argumentos utilizados à luz das teorias anteriormente dispostas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons