Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrendaKevellynSouza_tcc.pdf333,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento atípico e inclusão : concepções de estudantes de Ciências Naturais
Autor(es): Souza, Brenda Kevellyn da Silva
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Crianças - desenvolvimento
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 7-Nov-2017
Referência: SOUZA, Brenda Kevellyn da Silva. Desenvolvimento atípico e inclusão: concepções de estudantes de Ciências Naturais. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Crianças com desenvolvimento atípico são aquelas que têm algum comportamento fora dos padrões normais e que podem ter origens diferenciadas como deficiência intelectual e transtornos na aprendizagem. Atualmente, elas são escolarizadas na perspectiva da educação inclusiva. Um importante desafio da escola inclusiva é a formação de professores. O presente trabalho teve como finalidade verificar a percepção de graduandos/as do curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre o desenvolvimento atípico e o processo de inclusão. A pesquisa qualitativa foi realizada com 19 graduandos/as do curso de Licenciatura em Ciências Naturais por meio de aplicação de questionário semiaberto. A análise dos dados se deu pela análise temática dialógica. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: concepções de desenvolvimento atípico e de inclusão. Os(as) graduandos(as), de um modo geral, tinham um conceito restrito sobre o que realmente é inclusão e desenvolvimento atípico, como conceitos científicos, e que especificamente no curso de Licenciatura de Ciências Naturais não há muitas disciplinas que abordam esses temas, mas todos os participantes sabiam da existência de, pelo menos, uma disciplina que tratasse dos temas desenvolvimento atípico e inclusão. Contudo, a concepção dos(as) participantes é que as disciplinas sejam reformuladas para contemplar a prática docente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.