Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SamanthaRebecaAlbuquerque_tcc.pdf198,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O professor como sujeito subjetivo no contexto da educação integral
Autor(es): Albuquerque, Samantha Rebeca Beserra
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Subjetividade - educação
Professores
Educação integral
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: ALBUQUERQUE, Samantha Rebeca Beserra. O professor como sujeito subjetivo no contexto da educação integral. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo investigar e compreender o professor como sujeito subjetivo no contexto da educação integral. Para isso foi necessário apresentar um estudo sobre subjetividade humana na perspectiva de González Rey e Mitjáns Martínez e definir como são constituídas as configurações subjetivas do professor. Para auxiliar na compreensão desse processo houve a contribuição do livro “O bom professor e sua prática”, onde Cunha (1989) propõe uma investigação sobre as influências significativas na prática do professor e como seu modo de ser interfere na sua prática pedagógica. Foi realizado, ainda, um estudo sobre Educação Integral e o ato de docência nesse ideal. Nesse sentido, a discussão teórica foi relacionada à prática através do diálogo com profissionais que vivenciam esse cotidiano. Como conclusão, é notório a influência das configurações subjetivas do professor no seu ato de docência.
Abstract: This monographic study aims to investigate and understand the teacher as a subjective person in the context of comprehensive education. For this was required to present a study on human subjectivity from the perspective of González Rey and Martinez Mitjáns and define how subjective teacher settings are made. To assist in the understanding of this process was the contribution of the book "O bom professor e sua prática" where Cunha (1989) proposes a research on the significant influence over the practice of a teacher, as his way of being interferes in their teaching. It was conducted also a study of Comprehensive Education and the act of teaching in that ideal. In this sense, the theoretical discussion was related to practice through dialogue with professionals who experience this everyday. In conclusion, it is clear the influence of subjective configurations of the teacher in his act of teaching.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons