Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18179
Título: | O reflexo do sexismo nos brinquedos infantis : como as crianças lidam com estes objetos estereotipados |
Autor(es): | Freitas, Ana Carolina Torres Amorim de |
Orientador(es): | Sá, Antônio Villar Marques de |
Assunto: | Brinquedos Sexismo Discriminação de sexo |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 6-Nov-2017 |
Referência: | FREITAS, Ana Carolina Torres Amorim de. O reflexo do sexismo nos brinquedos infantis: como as crianças lidam com estes objetos estereotipados. 2016. 81 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso verificou as questões culturais e históricas que agiram para criar a imagem inferior da mulher, culminando em pensamentos sexistas na sociedade. As questões á cerca do que é gênero, seus estereótipos e a ideia de androcentrismo são expostas para relaciona-las com os brinquedos infantis, que criados a partir do reflexo de uma sociedade essencialmente patriarcal perpetua essas ideias. Referenciais teóricos sobre o que é o brinquedo e o que é o brincar também são trazidos para dar a base à pesquisa realizada na escola. A metodologia de pesquisa utilizada para verificar como as crianças lidam com brinquedos estereotipados foi do tipo descritiva, de cunho qualitativa e com observação participante. Momentos de brincadeiras livres foram dispostos pela observadora às crianças, com idades entre 6 e 7 anos, utilizando brinquedos levados pela própria observadora. A pesquisa teve como foco principal observar como as crianças lidam com os brinquedos estereotipados e concluiu que existem formas muito específicas de se tratar o brinquedo estereotipado por gênero dentro das brincadeiras infantis. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons