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Título: A importância da classe hospitalar como espaço favorável para a redução de situações de estresse observadas no pré-operatório em crianças hospitalizadas
Autor(es): Barbosa, Leidyane de Souza
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Crianças hospitalizadas
Pedagogia hospitalar
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: BARBOSA, Leidyane de Souza. A importância da classe hospitalar como espaço favorável para a redução de situações de estresse observadas no pré-operatório em crianças hospitalizadas. 2015. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho é parte da culminância dos estudos realizados no curso de Pedagogia e também a extensão da vivência e observação em hospitais gerais de Brasília, que me levaram a analisar o estresse causado pelos procedimentos cirúrgicos realizados em crianças. Neste estudo quis analisar alguns dos sinais de comportamentos de estresse, a forma como os profissionais e acompanhantes identificam e lidam com esses comportamentos observados nas crianças em condição de pré-operatório e a importância da classe hospitalar nesse processo, assim como nos procedimentos da equipe multidisciplinar do hospital. Os objetivos específicos foram analisar como acontece atendimento pedagógico às crianças hospitalizadas para realização de cirurgias. O método utilizado foi de abordagem qualitativa que buscou analisar os dados coletados, por meio de um questionário e entrevista semi estruturada, com as duas pedagogas da classe hospitalar, duas nutricionistas, dois enfermeiros, três acompanhantes, seis crianças, uma auxiliar de serviços gerais e uma psicóloga do Hospital Regional da Asa Sul, onde a pesquisa foi realizada. Como resultado da pesquisa foi identificado que os profissionais entrevistados, além de valorizarem o ambiente da classe hospitalar, identificaram manifestações de estresse caracterizadas por comportamentos de choro contínuo, irritabilidade, ansiedade, hostilidade, trancamento social entre outros, como comportamentos observados nas crianças em condições de pré-operatório, que se manifestaram intensamente no ambiente da classe hospitalar. Indicaram também que a classe hospitalar, de varias maneiras, acaba funcionando como espaço de apoio para crianças e seus acompanhantes, contribuindo para a amenização desses comportamentos caracterizados como estresses, seja como forma de esclarecimentos e interações, sejam pelo envolvimento das crianças em atividades lúdico-pedagógicas, que incluem também os acompanhantes e todos os profissionais da equipe multidisciplinar.
Abstract: This work is part of the culmination of studies in Pedagogy and also the extent of experience and observation in general hospitals in Brasilia, which led me to analyze the stress caused by surgical procedures performed in children. In this study I wanted to examine some of the stress behaviors signs, the way professionals and caregivers identify and deal with these behaviors observed in children in the pre-operatory condition and the importance of the hospital class in this process, as well as the procedures of the multidisciplinary team from hospital. The specific objectives were to analyze as it is educational assistance to children hospitalized for surgeries. The method used was a qualitative approach that aimed to analyze the data collected through a questionnaire and semi-structured interview with two pedagogues of the hospital class, two nutritionists, two nurses, three caregivers, six children, one general assistant and a psychologist from the Hospital Regional da Asa Sul, where the survey was conducted. As a result of the research was identified that the interviewed professionals, besides the value of the environment of the hospital class,it was also identified manifestations of stress characterized by continuous crying behavior, irritability, anxiety, hostility, social locking among others, as observed behaviors in children able to pre-operatory, which intensively expressed in the class hospital environment. Also indicated that the hospital class, in various ways, end up working as support space for children and their caregivers, contributing to the alleviation of these behaviors characterized as stress, whether as a form of clarification and interactions, is the involvement of children in activities lúdic- teaching, which also include the caregivers and all professionals of the multidisciplinary team.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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