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Título: Organização do trabalho pedagógico na educação infantil : o proposto, o dito e o feito
Autor(es): Lima, Ana Alice Souza
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Educação de crianças
Organização do trabalho
Currículo escolar
Data de apresentação: 12-Dez-2016
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: LIMA, Ana Alice Souza. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: o proposto, o dito e o feito. 2016. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, proposta no Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (2014) instiga os professores a conceberem e planejarem novas possibilidades de organização do tempo e do espaço da aula nesta etapa da Educação Básica, buscando adaptar o planejamento e a rotina à realidade escolar e das crianças. Sendo assim, o presente estudo focou a rotina e a organização do trabalho pedagógico, como processos que ainda necessitam de atenção e melhorias, pois o professor convive com contextos e culturas diferentes em uma escola que demanda adequações constantes. Com base nisso, este estudo objetivou analisar a organização do trabalho pedagógico proposto por uma professora da educação infantil e suas articulações com os pressupostos teóricos e metodológicos do Currículo em Movimento da SEDF. A pesquisa foi realizada seguindo a abordagem qualitativa, com a utilização de observação, entrevista semiestruturada e análise documental. A análise dos dados possibilitou compreender as interferências do Currículo em Movimento na organização do trabalho pedagógico do professor da Educação Infantil, tendo em vista o alcance das aprendizagens dos alunos, por meio de um processo de planejamento da rotina desenvolvida em sala de aula.
Abstract: The organization of pedagogical work in Infant Education proposed in the Curriculum in Motion of the Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (2014) challenges teachers to conceive and plan new possibilities for organizing time and classroom space in this stage of Basic Education, trying to adapt the planning and the routine to the school and children’s reality. Thus, the present study focused on the routine and the organization of pedagogical work, as processes that still need attention and improvement, since the teacher lives with different contexts and cultures in a school that demands constant adaptations. Therefore, this study aimed to analyze the organization of pedagogical work proposed by a teacher of early childhood education and its articulations with the theoretical and methodological assumptions of the Curriculum in Motion of SEDF. The research was carried out following the qualitative approach, with the use of observation, semi-structured interview and documentary analysis. The analysis made it possible to understand the interference of the Curriculum in Movement in the organization of the pedagogical work of the teacher of the Infant Education, in view of the reach of the students' learning, through a process of routine planning developed in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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