Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaysCarolineSilva_tcc.pdf667,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSilva, Lays Caroline-
dc.identifier.citationSILVA, Lays Caroline. Infância e espaço: reflexões sobre experiências na educação infantil. 2015. 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse ensaio configura-se como um processo de reflexão sobre as relações entre criança e espaço a partir das contribuições de Ariès (1981), Foucault (2014), Müller (2014), Sibilia (2012) e Horn (2004) e sobre minha prática pedagógica como educadora na Educação Infantil. A finalidade dele está pautada na investigação de como essas relações desenvolvidas no contexto escolar influenciam a constituição das crianças como sujeito tendo como base as atividades desenvolvidas com o grupo da Sala Amarela, na Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo, no ano de 2014. Para realizar essa tarefa, a investigação que faço passa pela interferência das crianças no espaço da sala, pela relação delas com esse espaço em atividades planejadas e em atividades livres. Com esse processo, foi possível ver em prática o movimento de infância no espaço da Sala Amarela com a forma como é concebida nesse ensaio, embora a participação das próprias crianças nesse processo reflexivo possa contribuir, ainda mais, para ampliar a visão que nós, adultos, temos sobre a relação delas com os espaços escolares.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEspaço escolarpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleInfância e espaço : reflexões sobre experiências na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-06T10:58:48Z-
dc.date.available2017-11-06T10:58:48Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18168-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This essay is configured as a process of reflection on the relationship between child and space guided by the contributions of Ariès (1981), Foucault (2014), Müller (2014), Sibilia (2012) and Horn (2004) and on my own teaching practice as an educator of early childhood education. The purpose of it is the investigation of how these relationships developed in the school context influence the formulation of children as subjects based on the activities developed with the Yellow Room group, of the Vivendo e Aprendendo Association in the year 2014. To accomplish this task, the research involves the interference of children in the space in planned activities and free activities. With this process, it was possible to see in pratice the childhood movement in the Yellow Room space with the way it is conceived in this essay, although the participation of children themselves in this reflective process can further contribute to enlarge the vision that adults have about their relationship with school spaces.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons