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Título: Uma educadora, vinte crianças e a matemática : contribuições e desafios para a aprendizagem
Autor(es): Barros, Joana Carollyne Silva
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Professores - prática profissional
Educação de crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: BARROS, Joana Carollyne Silva. Uma educadora, vinte crianças e a matemática: contribuições e desafios para a aprendizagem. 2015. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Um dos fatores que favorece o desenvolvimento da aprendizagem matemática das crianças no contexto escolar é a prática pedagógica do professor. Assim, este trabalho tem como principal objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas por uma professora de anos iniciais a partir da perspectiva de ensino proposta pela Educação Matemática. Foi utilizada a abordagem qualitativa para a pesquisa, e, como estratégia, o estudo de caso, em que observações, uma roda de conversa com as crianças e uma entrevista com a professora possibilitaram a análise das informações obtidas. Durante a análise realizou-se a interligação com as teorias que envolvem a Educação Matemática e discutem sobre a aprendizagem das crianças, como Brousseau (2008), Kamii (2012), Muniz (2003), entre outros. Concluiu-se que a formação continuada em Educação Matemática, o trabalho coletivo com outras professoras e o reconhecimento da criança enquanto ser matemático são fatores que possibilitam a resolução de problemas a partir de seus próprios processos e contribuem para aprendizagem matemática.
Abstract: One of the factors that favors the development of the mathematical learning of the children in the school context is the pedagogic practice of the teacher. So, this work has as main objective analyses the pedagogic practices adopted by a teacher of initial years from the perspective of teaching proposed by the Mathematical Education. The qualitative approach was used for the inquiry, and, like strategy, the case study, in which observations, a conversation wheel with the children and an interview with the teacher they made possible the analysis of the obtained informations. During the analysis the interconnection happened with the theories that wrap the Mathematical Education and talk about the learning of the children, like Brousseau (2008), Kamii (2012), Muniz (2003), among others. It was ended that the formation continued in Mathematical Education, the collective work with other teachers and the recognition of the child while to be a mathematician it is factors that make possible the resolution of problems from his processes themselves and contribute to mathematical learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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