Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KarinyCristinaPereira_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do pedagogo da Universidade de Brasília (UnB).
Autor(es): Pereira, Kariny Cristina
Orientador(es): Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Professores - formação
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: PEREIRA, Kariny Cristina. As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação do pedagogo da Universidade de Brasília (UnB). 2015. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho trata da formação do pedagogo no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Parte da reflexão sobre formação do pedagogo e a base docente presente nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Assim, como objetivo geral analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) a partir da ótica de bolsistas e ex-bolsistas de iniciação à docência e supervisão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa que busca fazer este levantamento a partir de dados descritivos e não quantitativos. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa documental e pesquisa de campo. Na pesquisa documental, foram analisados documentos oficiais nacionais destinados a formação de professores e a educação básica, como a Lei nº 9.394/1996, a Resolução CNE/CP Nº01/2006, o Decreto 6.755/2009 e a Lei nº 13.005/2014, a fim de destacar os objetivos do Pibid que também são objetivos deste documento e, a pesquisa documental, também foi realizada por meio de documentos normativos do programa como o Edital MEC/CAPES/FNDE 2007, o Decreto 7.219/2010, a Portaria nº 096/2013 e o Edital 61/2013 com intenção de destacar a evolução do programa em e a clareza da transcrição de seus objetivos. Esta pesquisa atendeu aos seguintes objetivos específicos: analisar os objetivos propostos pelo Pibid em seus documentos normativos e comparar os objetivos do programa com os objetivos constantes em outros documentos oficiais destinados à formação de professores e à educação básica. A pesquisa de campo atendeu ao objetivo específico de identificar as contribuições do Pibid, a partir da ótica de bolsistas e ex-bolsistas de iniciação à docência e de supervisão e consistiu na aplicação de questionário para bolsistas e ex-bolsistas de iniciação à docência e de supervisão para o alcance dos objetivos e do seguinte problema “Em que medida o Pibid contribui para o processo de formação do pedagogo da Faculdade de Educação – FE, da Universidade de Brasília – UnB e para suas práticas educativas docentes?”. Os principais resultados apontaram que as maiores contribuições do Pibid para o pedagogo que está sendo formado pela UnB são a integração entre a educação superior e a educação básica, a articulação entre a teoria e a prática e a ampliação da visão sobre a atividade docente e sobre o contexto escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons