Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaCalistoSilva.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de rentabilidade das instituições financeiras, baseada no modelo RAROC
Autor(es): Silva, Amanda Calisto
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Instituições financeiras
Crédito
Finanças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 3-Nov-2017
Referência: SILVA, Amanda Calisto. Análise de rentabilidade das instituições financeiras, baseada no modelo RAROC. 2017. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho busca avaliar a rentabilidade ponderada pelo risco das 20 maiores instituições financeiras brasileiras, que possuem suas ações negociadas na bolsa de valores Ibovespa, e realizar uma análise comparativa entre as mesmas, a fim de identificar se o porte ou característica podem definir seus indicadores financeiros. Para o desenvolvimento desse estudo optou-se uma pesquisa descritiva, a ser realizada por meio da consulta documental, com analise dos demonstrativos contábeis dos bancos, no período compreendido de 2011 a 2016 e utilizando a metodologia do Raroc, indicador que representa o retorno ajustado ao risco do capital alocado, ou seja, demonstra o quão rentável a instituição tem sido diante da sua atual carteira de crédito, dos seus resultados econômicos e da proteção dos seus riscos. Por se tratar de uma amostra contendo apenas instituições com relevância no mercado de ações, eram esperados altos níveis de retorno, entretanto, os resultados da análise apontaram que, aquelas classificadas como privadas de pequeno porte não possuem a rentabilidade esperada ou desejável, e que os bancos de grande porte, apesar de possuírem maior representatividade para a economia brasileira, não possuem os melhores indicadores de rentabilidade do seguimento bancário, ficando abaixo das instituições governamentais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons