Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/18137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaNobregaDeAraujo_tcc.pdf571,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepção de professores e a experimentação no ensino de Ciências em escolas públicas de Planaltina-DF
Autor(es): Araújo, Camila Nóbrega de
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Educação de crianças
Ciências (Ensino fundamental)
Ciências - estudo e ensino
Prática de ensino - ciências
Ciências - ensino - experimentação
Experimentação
Professores - formação
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: ARAÚJO, Camila Nóbrega de. Concepção de professores e a experimentação no ensino de Ciências em escolas públicas de Planaltina-DF. 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O uso de recursos e estratégias didáticas quando propostos com fins pedagógicos tornam-se ferramentas muito importantes na educação. A experimentação quando inserida com uma perspectiva investigativa, pode proporcionar uma série de contribuições significativas no processo de ensino aprendizagem do estudante. Cabe ao professor todo planejamento, com delineamento de objetivos claros para que as atividades práticas possam servir de apoio na sua docência. Com base nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar as concepções de professores de Ciências de anos finais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas da região de Planaltina-DF sobre a importância da experimentação no ensino, bem como a influência da formação desses professores nesse contexto. Utilizamos de um questionário misto, composto por questões abertas e fechadas para coleta de dados. Ao final da pesquisa observou-se que alguns professores apresentam dificuldades em trabalhar com experimentação fora de um laboratório tradicional, e que a formação de professores nessa área tem uma predominância sobre essas concepções. No entanto, o presente estudo destacou que mesmo com fatores limitantes, mais da metade dos professores da amostra utilizam a experimentação em suas aulas com materiais alternativos e de baixo custo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons