Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/18136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EdelvanCorreiaAraujo_tcc.pdf3,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Horta escolar, uma maneira de implementar uma alimentação saudável na escola de educação integral
Autor(es): Araújo, Edelvan Correia
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Assunto: Horticultura
Educação alimentar e nutricional
Alimentação saudável
Educação integral
Educação integral - atividades complementares
Jovens - alimentação
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: ARAÚJO, Edelvan Correia. Horta escolar, uma maneira de implementar uma alimentação saudável na escola de educação integral. 2017. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: A alimentação é bastante importante para que se cresça de maneira saudável. Para que se alcance isto, desde criança temos que ter a prática de nos alimentar bem, mas não é essa prática que vemos dentro de nossas casas e muito menos em nossas escolas, apresentando alimentos industrializados com alto teor de sódio, propagandas coloridas atraentes aos olhos dos mais novos que ainda não tem o intelecto aprimorado para recusar certos alimentos que fazem mal a nós. Hortaliças com valores elevados de agrotóxicos, causando doenças graves futuramente. Diante disso nossos adolescentes estão crescendo com excesso de peso e uma má alimentação, para melhorar isto, é necessário ter uma mudança na alimentação dos nossos jovens e as hortaliças fazem parte de uma boa alimentação, fornecendo não apenas variedade de cor e textura às refeições, mas também nutrientes importantes. Assim, pretende-se implementar uma horta numa escola pública integral na região de Planaltina, Distrito Federal com a intenção de avaliar a influência da rotina de cuidar de uma horta nos hábitos alimentares de estudantes das séries finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória com a aplicação de questionários e demonstrando os dados de forma quantitativa. Observou que com o manuseio, cultivo e cuidados com a horta, houve mudanças na alimentação dos discentes sobre certas hortaliças utilizadas no plantio e consumo no almoço dos estudantes.
Abstract: Food is very important for healthy growth. To achieve this, as a child we must have the practice of eating well, but it is not this practice that we see inside our homes, much less in our schools, presenting industrialized foods with high sodium content, eye-catching colorful advertisements Of the younger ones who still do not have the improved intellect to refuse certain foods that harm us. Vegetables with high values of pesticides, causing serious diseases in the future. Faced with this our teens are growing with excess weight and a poor diet, to improve it, it is necessary to have a change in the diet of our young people and the vegetables are part of a good diet, providing not only variety of color and texture to meals, But also important nutrients. Thus, we intend to implement a garden in a public school in the region of Planaltina, Federal District with the intention of evaluating the influence of the routine of caring for a vegetable garden in the eating habits of students in the final series of elementary school. It is an exploratory research with the application of questionnaires and demonstrating the data in a quantitative way. He observed that with the handling, cultivation and care with the vegetable garden, there were changes in the students 'diet on certain vegetables used in the planting and consumption in the students' lunch.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons