Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EvelyGomesRodrigues_tcc.pdf3,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os movimentos sociais como espaço de formação docente : relato de uma experiência
Autor(es): Rodrigues, Évely Gomes
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Professores - formação
Economia solidária
Movimentos sociais
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: RODRIGUES, Évely Gomes. Os movimentos sociais como espaço de formação docente: relato de uma experiência. 2015. 80 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo expandir o conhecimento acerca das competências necessárias aos professores. Ressaltam-se competências importantes para a qualificação na atuação docente, tanto em sala de aula quanto na comunidade a qual estes fazem parte, frisando os movimentos sociais como espaço de formação docente. Este trabalho relaciona, portanto, as funções exercidas pelo professor com sua formação extraclasse. Formação essa que pode ser adquirida/aperfeiçoada em projetos sociais, não se prendendo apenas aos meios tradicionais: cursos disponíveis (presencial/distância), palestras e leituras sugeridas, entre outros meios de formação (continuada). Durante o trabalho será relacionado a minha formação pedagógica com o Curso de Economia Solidária, associando teoria e prática vivenciadas nos projetos 3 e 4 pela Faculdade de Educação na Universidade de Brasília.
Abstract: This work has the goal to expand the knowledge concerning the teacher’s requested skills. Important skills are presented for teaching qualification practices inside the classrooms as well as in the community they belong to, stressing the social movements as a way of teaching training. This work relates, therefore, the teachers’ role to their extracurricular training. The extracurricular training can be acquired/improved in social projects, available courses (presential/distance), lectures and suggested reading, amongst other training facilities (continued), instead of being attached to traditional way. During the work it will be related to my teacher training with the Solidarity Economy Course , combining theory and practice experienced in projects 3:04 the University of Brasilia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons