Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ViniciusEmilianoDosSantos_tcc.pdf2,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: UnBraille : dispositivo computacional de baixo custo para apoio na alfabetização em braille de pessoas com deficiência visual
Autor(es): Santos, Vinícius Emiliano dos
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Tecnologia assistiva
Deficientes visuais - educação
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 10-Jul-2017
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: SANTOS, Vinícius Emiliano dos. UnBraille: dispositivo computacional de baixo custo para apoio na alfabetização em braille de pessoas com deficiência visual. 2017. xii, 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho descreve a elaboração do protótipo de um dispositivo computacional, de baixo custo, para apoio na alfabetização em Braille, de pessoas com deficiência visual. São elencados os métodos, materiais e tecnologias utilizadas atualmente para a tarefa, bem como o avanço que ocorreu com a elaboração do sistema Braille. Estão descritas as especificações de um dispositivo computacional composto de uma aplicação e uma ferramenta para exibição dos caracteres em plataforma Arduino, bem como os benefícios, em relação a autonomia, que podem ser concedidos ao aluno que os utiliza em atividades escolares.
Abstract: This paper describes the development of the prototype of a low cost computing device for Braille literacy support for people with visual impairment. The methods, materials and technologies currently used for the task are listed, as well as the progress that has occurred with The elaboration of the Braille system. The specifications of a computational device composed of an application and a tool for displaying the characters on the Arduino platform are described, as well as the benefits, in relation to autonomy, that can be granted to the student who uses them in school.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons