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Título: O Proeja Transiarte : significações de estudantes sobre processo de transformação social mediado pelas tecnologias
Autor(es): Stanzani, Natália Capistrano dos Santos
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: STANZANI, Natália Capistrano dos Santos. O Proeja transiarte: significações de estudantes sobre processo de transformação social mediado pelas tecnologias. 2010. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O PROEJA é um programa do governo federal que visa integrar a educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos. No ano de 2007 teve início o projeto de pesquisa PROEJA Transiarte, coordenado pela Universidade de Brasília com atuação no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia e na Escola Técnica de Ceilândia, Distrito Federal. Projeto que objetiva pensar e construir coletivamente uma proposta curricular integrando as linguagens da cultura tecnológica à linguagem estética artística com os processos educativos na perspectiva da emancipação dos sujeitos. A metodologia escolhida pelo grupo é a pesquisa-ação existencial, que, diferentemente da pesquisa clássica, parte de um problema já constatado e o papel do pesquisador consiste em ajudar a coletividade a determinar todos os detalhes mais cruciais ligados ao problema por meio de uma tomada de consciência dos atores do problema numa ação coletiva. Nesse processo de construção e trabalho coletivo, eu - como sujeito participante da ação - percebo transformações em mim e no grupo de estudantes. Por meio da minha observação participante e de minhas entrevistas, procuro questionar como os estudantes do curso de Introdução à Arte Digital, ministrado na Escola Técnica de Ceilândia, se relacionam com as novas tecnologias da informação e da comunicação assim como questionar a importância da participação no Proeja Transiarte na sua tragetória escolar e tragetória de vida.
Abstract: PROEJA is a Brazilian Government policy which aims to integrate professional and basic education for adults. In 2007 began the Government policy named PROEJA Transiarte, coordinated by the University of Brasilia with operations in Ceilândia’s Centro de Ensino Médio 03 and Ceilândia’s Technical School, Distrito Federal. Project that aims to collectively thinking and building a curriculum that integrates the technological culture languages to the artistic aesthetic languages within the educational process from the perspective of the subject’s emancipation. The methodology chosen by the group is the existential action research, which, unlike the classic research, part from a problem already identified and the researcher's role is to help the community to determine all the details related to the most crucial issue through an awareness of actors in a collective action problem. In the process of construction and collective work, I – subject and participant of the action – notice changes in myself and in the group of students. Through my participant observation and my interviews, I try to question how the students of Digital Art Introduction, taught at the Ceilândia’s Technical School, relate to the new technologies of information and communication as well as questioning the importance of participation in PROEJA Transiarte in their school and their life trajectory.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.18123
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