Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LorranyePerreiraAraújo.pdf414,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O fazer literário e a vida social : esboço para um estudo (marxista) sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector
Autor(es): Araújo, Lorranye Perreira
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Literatura e sociedade
Literatura brasileira
Lispector, Clarice, 1920-1977
Data de apresentação: 8-Jul-2011
Data de publicação: 15-Ago-2011
Referência: ARAÚJO, Lorranye Perreira. O fazer literário e a vida social: esboço para um estudo (marxista) sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2011. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Português e Respectivas Literaturas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo estudar as relações que se estabelecem na obra A hora da estrela. Serão analisadas as relações autor, narrador, personagem, leitor; a posição do indivíduo na sociedade moderna; e por fim a relação estabelecida entre literatura e sociedade. O romance A hora da estrela de Clarice Lispector, será analisado segundo a ótica da teoria do autor implícito, adotada por Booth. Será discutido qual o verdadeiro papel da literatura dentro da sociedade moderna, a posição do homem nesse mundo de reificações, da sociedade do espetáculo e da cultura de massas. Macabéa será analisada segundo uma visão mais abrangente, como uma representação universal dos que são dispensáveis dentro da sociedade moderna, e não pura e simplesmente uma nordestina.
Abstract: This monograph aims to study the relationships established in A hora da estrela. It will analyze the relationships between author, narrator, character, reader; the position of the individual in modern society; and finally the relation established among literature and society. Clarice‘s novel, A hora da estrela, will be analyzed from the perspective of the theory of implied author, adopted by Booth. It will be discussed what is the true role of literature in modern society, what is the position of man in this world‘s reification, spectacle‘s society and the mass culture. Macabéa will be analyzed according a more comprehensive view, as a universal representation of those who are dispensable in the modern society, not simply as a Northeast citizen.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons