Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18103
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MairaBorgesAraujo_tcc.pdf661,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência de fosfitos, hidrotermia e película de amido na qualidade pós-colheita de goiabas
Autor(es): Araújo, Maíra Borges
Orientador(es): Blum, Luiz Eduardo Bassay
Assunto: Fosfitos
Goiabeira
Colheita (Agricultura)
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: ARAÚJO, Maíra Borges. Influência de fosfitos, hidrotermia e película de amido na qualidade pós-colheita de goiabas. 2017. ix, 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi o de avaliar o efeito de fosfitos, hidrotermia e película de amido combinado a hidrotermia sobre a antracnose, a perda de massa fresca (PMF), sólidos solúveis totais (SST), área e firmeza dos frutos. Inicialmente foi feita a assepsia dos frutos (estágio de maturação 3-4) em álcool 10% por um minuto, seguido de hipoclorito de sódio 1,0% e água, ambos por 1 minuto. Os frutos foram mantidos em incubadora com fotoperíodo de 12h a temperatura de 27 °C. As avaliações individuais dos frutos foram feitas diariamente avaliando-se peso. Ao final das avaliações realizou-se a analise físico-química dos frutos. Nos testes realizados com fosfitos, foram utilizados o Fosfito K nas doses 3 ml/ L e 6 mL/L, o Fosfito Zn nas doses de 6 mL/L e 12 mL/L, o fosfito Ca nas doses de 6 mL/L e 12 mL/L e o fosfito Mg nas doses de 8 mL/L e 16 mL/L. Os frutos foram imersos nas soluções por 20 minutos. O tratamento testemunha recebeu água por igual período. O uso de fosfitos, alterou as características físico-químicas dos frutos. No tratamento hidrotermia e hidrotermia e película de amido, a temperatura de 47 °C foi utilizada para a imersão dos frutos em banho-maria por 10 minutos. No tratamento testemunha, os frutos foram imersos em solução de hipoclorito de sódio 1% a temperatura ambiente por igual período. Também foi utilizado amido solúvel PA a 2%. O uso de doses elevadas de fosfito pode resultar em uma maior perda de massa fresca, menor firmeza e maior °Brix em frutos de goiaba. Nos experimentos realizados com hidrotermia a 47°C, não houve diferença significativa em nenhuma avaliação. O tratamento hidrotermia e película de amido não apresentou nenhuma diferença quanto aos parâmetros analisados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons