Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/18092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_YandraCarvalhoGomes_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepções de alunos dos cursos de química sobre o relatório como forma de avaliação de atividades de laboratório
Autor(es): Gomes, Yandra Carvalho
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Química - estudo e ensino
Experimentação
Ciências - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: GOMES, Yandra Carvalho. Percepções de alunos dos cursos de química sobre o relatório como forma de avaliação de atividades de laboratório. 2017. vi, 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem de Ciências têm como objetivo desenvolver atitudes científicas, melhorar a associação entre teoria-prática, trabalhar a problematização e o questionamento dos fenômenos envolvidos e motivar o aluno, auxiliando-o na aprendizagem das disciplinas de Ciência. Compreendemos que os instrumentos avaliativos, incluindo os relatórios, de uma disciplina experimental permitem melhor compreensão das atividades experimentais realizadas pelo aluno, além de identificar as dificuldades e desenvolver habilidades e competências. Neste trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa para conhecer à opinião dos estudantes de graduação sobre as formas de avaliação realizadas nas aulas de Laboratório de Química Fundamental da Universidade de Brasília, sendo esta a primeira disciplina de laboratório dos cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado e Química Tecnológica. Realizamos uma análise sobre até que ponto as atividades experimentais têm contribuído para o aprendizado efetivo dos estudantes, baseado na realização de relatórios como avaliação dos experimentos desenvolvidos na disciplina. Os dados foram obtidos por meio de respostas a um questionário por estudantes que se voluntariaram participar desse trabalho. Buscamos identificar o que os estudantes consideram formas efetivas de avaliação, bem como dificuldades, facilidades e sugestões para melhorar o aprendizado e a disciplina.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons