Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18087
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NatashaDaSilvaSaldanha_tcc.pdf967,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da água numa indústria de saneantes : uma proposta CTS para o ensino de química
Autor(es): Saldanha, Natasha da Silva
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)
Química - estudo e ensino
Água - uso
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: SALDANHA, Natasha da Silva. O uso da água numa indústria de saneantes: uma proposta CTS para o ensino de química. 2017. v, 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho visa ressaltar a abordagem CTS no ensino de química por meio do tema: o uso da água. Baseado em análises da literatura e de documentos legais para o Ensino Médio, discutimos a problemática do uso da água em um processo industrial de produção de saneantes. Trazemos como tema central o uso consciente de águas para produção, bem como a devida destinação das águas residuais. A partir desse tema, correlacionamos assuntos com o aprendizado e ensino de química no cotidiano dos alunos, entendendo a necessidade dos avanços tecnológicos, exaltando a importância das consequências na sociedade, e propomos um texto a ser utilizado em sala de aula. Esse texto cria um ambiente de questionamentos e de abordagem simples sobre o conteúdo de ácidos e bases, tratados no segundo ano do ensino médio. O professor pode distribuí-lo aos alunos, que, ao lerem o texto, podem imaginar e se indagar sobre alguns conceitos e metodologias do processo, criando um ambiente de debate para a construção do conhecimento, em sala de aula, a partir de uma problemática de um processo industrial, seguindo os preceitos do ensino com abordagem CTS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons