Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RafaelMarquesDosSantos_tcc.pdf3,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reciclando papel : uma proposta didática no ensino de química
Autor(es): Santos, Rafael Marques dos
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Química - estudo e ensino
Sustentabilidade
Reciclagem de papel
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: SANTOS, Rafael Marques dos. Reciclando papel : uma proposta didática no ensino de química. 2017. vi, 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma proposta didática sobre reciclagem de papel. O papel é um material amplamente utilizado na atualidade para os mais diversos fins, desde embalagens de produtos, até revestimentos de paredes, mas o seu uso mais comum é para a escrita. Para a criação desse material a humanidade passou por diversos estágios. Com o aprimoramento das habilidades de escrita os materiais utilizados também foram evoluindo para formas mais elaboradas como o papiro e o pergaminho, até a criação do papel. No decorrer do tempo o papel alcançou a hegemonia sendo o material mais utilizado para a escrita no mundo. A partir daí sua produção passou por mudanças para atender sua nova demanda de consumo. Porém num cenário mundial de crescimento populacional e consumo crescente, a produção de papel gera grande quantidade de resíduos sólidos que estão sendo descartados de forma inadequada. A escola é fundamental na formação dos futuros cidadãos, a partir desse pressuposto, introduzir a temática reciclagem de papel em forma de oficina auxilia na construção de um pensamento sustentável, por meio do qual os alunos irão participar de todas as etapas da reciclagem e tirar suas próprias conclusões através da prática sobre o processo e seus benefícios.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18082
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons