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dc.contributor.advisorGuazina, Liziane Soares-
dc.contributor.authorSaboia, Carolina Troccoli de Nogueira-
dc.identifier.citationSABOIA, Carolina Troccoli de Nogueira. Objetificação sexual das mulheres: uma análise da série Narcos. 2017. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a representação da objetificação sexual das mulheres na primeira temporada da série Narcos, produzida pela Netflix e filmada na Colômbia. Destacou-se que as mídias audiovisuais, como telenovelas, filmes e séries, têm um importante papel nas representações sociais e de gênero, inclusive no que se refere à sexualidade feminina. Buscou-se compreender, primeiramente, a representação social no contexto da narcocultura latino-americana nas séries televisivas. Em seguida, discutiram-se questões sobre gênero, relações de poder e objetificação sexual propostos por Butler (2013), Bourdieu (2014) e Heldman (2012). Também foram apresentados os conceitos propostos por Ricón (2013) e Navarro (2013) sobre a representação feminina na narcocultura. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma Análise de Conteúdo temática categorial, a partir do levantamento de 15 cenas que apresentam representações e/ou intenções sexuais. Demonstrou-se um forte discurso patriarcal vinculado à narcocultura, sobretudo no que se refere à subordinação sexual feminina perante os desejos do homem. Diante dessa análise, pode-se afirmar que na primeira temporada da série Narcos há evidências de representações femininas centradas na objetificação sexual das mulheres. Portanto, pode-se afirmar que a série reproduz padrões presentes na narcocultura que corroboram para o binarismo de gêneros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordSéries televisivaspt_BR
dc.subject.keywordSexismopt_BR
dc.titleObjetificação sexual das mulheres : uma análise da série Narcospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T09:27:57Z-
dc.date.available2017-10-31T09:27:57Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18074-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work aims to explain and analyse the sexual objectification of women portrayed in the first season of Narcos, a television series produced by Netfflix and filmed in Colombia. We acknowledged that audiovisual media, such as soap operas, movies and series, play an important role in social and gender representations, as well as in what concerns the female sexuality. To do so, first, we sought to understand social representation in the context of Latin American narco-culture presented in the series. Then, gender, power relations and sexual objectification issues proposed by Butler (2013), Bourdieu (2014) and Heldman (2012) were analysed. The precepts of female representation in narcoculture, explored by Ricón (2013) and Navarro (2013), were also discussed in the present work. The methodology has consisted of a categorical and thematic content analysis, based on the survey of 15 scenes that contain sexual representation and/or intention, following the criteria of physical and symbolic violence against women, silencing of women and objectification of the female body. As a result, a reinforcement of the patriarchal discourse reverberated in the narcoculture was perceived, especially in relation to women’s sexual subordination towards male desires. Based on this analysis, the first season of Narcos contains significant evidence of a female representation centered on the sexual objectification of women. We therefore believe that the series reproduces patterns found in the context of narcoculture, which corroborates to gender binarism.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18074pt_BR
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