Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarinaDeBarrosFonseca_tcc.pdf5,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Resistência Terena : um estudo do impacto do agronegócio sobre a Terra Indígena Buriti, Mato Grosso do Sul
Autor(es): Fonseca, Marina de Barros
Orientador(es): Baines, Stephen Grant
Assunto: Terra indígena
Agronegócios
Terras - divisão e demarcação
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 30-Out-2017
Referência: FONSECA, Marina de Barros. Resistência Terena: um estudo do impacto do agronegócio sobre a Terra Indígena Buriti, Mato Grosso do Sul. 2017. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O processo histórico de espoliação das terras indígenas no Brasil, que continua a ocorrer nos dias atuais numa cooperação entre Estado e burguesia, fomentou um processo de resistência pela ação direta dos povos indígenas que culminou no processo de retomada de terras. A presente pesquisa é oriunda do trabalho de campo realizado na Terra Indígena Buriti e tem como foco as retomadas de terra realizadas na região. Ao fazer uma análise das retomadas de terras como processo de resistência ao avanço do agronegócio sobre o território Terena, é feito um apanhado sobre a economia do Mato Grosso do Sul e de sua importância no cenário nacional. Também é realizado um resgate dos três processos de territorialização pelo qual os Terenas de Buriti passaram. Os conflitos agrários na região já fizeram diversas vítimas, seja por ataques de seguranças das fazendas ou pela violência policial nas reintegrações de posse, mas junto aos ataques veio a resistência indígena organizada, entidades como o Conselho do Povo Terena ajudam a articular as retomadas de terra com a base indígena nas aldeias. A pesquisa também perpassa pelas tentativas de judicalização da luta indígena no poder legislativo e da participação dos Terenas na política institucional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons