Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18056
Título: | VISUMO : uma plataforma web para criação e realização de avaliação educacional em LIBRAS |
Autor(es): | Viana, Ciro Luis Trindade |
Orientador(es): | Lamar, Marcus Vinicius |
Coorientador(es): | Coelho, Domingos Sávio |
Assunto: | Avaliação educacional Pessoas com deficiência auditiva Software educacional Software - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 30-Ago-2017 |
Data de publicação: | 30-Out-2017 |
Referência: | VIANA, Ciro Luis Trindade. VISUMO: uma plataforma web para criação e realização de avaliação educacional em LIBRAS. 2017. 74 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Neste trabalho, realizamos um estudo sobre as formas de avaliação que são aplicadas aos estudantes surdos no âmbito da Educação Básica e dos vestibulares e Concursos Públicos brasileiros, e propomos uma nova forma de criar e aplicar avaliações. Para isso, desenvolvemos o VISUMO, uma plataforma web destinada à criação e realização de avaliação educacional bilíngue (Língua brasieira de Sinais e Língua Portuguesa). A fim de comprovar a eficácia do sistema proposto, bem como para identificar os principais problemas que podem advir da sua implementação prática, foram realizados atividades na escola, além de aplicado formulários para professores de estudantes surdos de diversas instituições. Os resultados obtidos demonstram que o sistema proposto é promissor, atendendo as reais necessidades da comunidade surda. |
Abstract: | This work presents a study about the assessment forms used with deaf students in Brazilian primary education and public sector recruitment examinations. It also proposes a new way of creating and applying assessment tests. In order to do so, the VISUMO system, which is a web platform dedicated to creating and applying bilingual educational assessment tests, was developed. To prove its efficacy and to identify the main problems that may arise from its practical implementation, experiments were held in a special education school and teachers of deaf students from various institutions responded a questionnaire. The results demonstrate that the proposed system is promising and may be improved in order to fill the real needs of the deaf community. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons