Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElienedoCarmoSantos.pdf200,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Refletindo sobre as novas práticas de leitura
Autor(es): Santos, Eliene do Carmo
Orientador(es): Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto: Leitura - educação
Data de apresentação: 9-Jul-2011
Data de publicação: 11-Ago-2011
Referência: SANTOS, Eliene do Carmo. Refletindo sobre as novas práticas de leitura. 2011. 34 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A leitura é uma atividade que está presente nas práticas sociais e tem importância fundamental na formação do sujeito. Ler é um ato individual que possibilita ao indivíduo o acesso aos bens culturais e a inclusão social. Embora no senso comum se restrinja o conceito de leitura à decifração da escrita, sua aprendizagem está tradicionalmente relacionada ao processo de formação do indivíduo, incluindo sua capacitação para o convívio e atuação social. Nessa perspectiva, a escola exerce um papel de grande importância no desenvolvimento do hábito de ler, já que a ela é atribuída a incumbência de ensinar a ler. No entanto, o ensino de leitura nas escolas ainda se depara com diversos obstáculos que dificultam a formação de alunos leitores, como a má capacitação de professores e a ausência de políticas governamentais mais incisivas de incentivo à leitura e democratização do acesso ao livro. Acrescenta-se a essa realidade o fato de a escola não considerar adequadamente os recursos tecnológicos como aliados no processo de ensino/aprendizagem da leitura. Diante do exposto, este trabalho objetivou propor uma reflexão teórica acerca das novas práticas de leitura, por meio da apresentação do conceito de leitura e sua importância para a formação do sujeito e para a sociedade, a problemática concernente ao seu ensino, bem como as novas perspectivas oriundas dos novos suportes de leitura oferecidos pela tecnologia. Após as considerações apresentadas ao longo do trabalho, chegou-se à conclusão que se faz necessário a revisão acerca da forma como se trabalha a leitura em sala de aula, por meio do desenvolvimento de atividades de leitura dotadas de sentido, que conduzam o aluno à compreensão do texto e a construção dos significados deste. Além da revisão das práticas docentes, também é importante a implementação de políticas governamentais que proporcionem a democratização do acesso ao livro. Outrossim, é imprescindível que a escola considere a tecnologia como uma importante aliada na formação de novas gerações de leitores, uma vez que os novos tipos de leitura surgidos na era eletrônica já fazem parte da realidade educacional brasileira e que os recursos digitais devem ser utilizados de forma que estimule os alunos a lerem mais e melhor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons