Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThiagoLopesCantalice_tcc.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de educação profissional e tecnológica e de educação do campo : análise da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Ensino Profissional – PRONATC, na modalidade PRONATEC Campo
Autor(es): Cantalice, Thiago Lopes
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Ensino profissional
Educação do campo
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)
Data de apresentação: 24-Ago-2017
Data de publicação: 30-Out-2017
Referência: CANTALICE, Thiago Lopes. Políticas públicas de educação profissional e tecnológica e de educação do campo: análise da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Ensino Profissional – PRONATC, na modalidade PRONATC Campo. 2017. 149 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O desenvolvimento histórico da Educação no Brasil é marcado pela dicotomia educacional que determinou a destinação da Educação Profissional e Tecnológica para a formação rápida dos pobres para o mercado de trabalho, papel que vem sendo ressignificado pelo governo federal nos últimos anos. Em paralelo, no espaço rural brasileiro, se fortaleciam os movimentos sociais do campo, e a luta por uma educação que não fosse apenas localizada no campo, mas realizada com o protagonismo do sujeito do campo, o que caracterizou a chamada Educação do Campo. Estas duas histórias se cruzam na constituição do Programa Nacional de Educação do Campo –PRONACAMPO, que por interface com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, implementou o Pronatec Campo com o objetivo de promover espaços de qualificação profissional e técnica para agricultores familiares, beneficiários da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. Neste trabalho de conclusão do curso de Pedagogia foram coletados e analisados os dados quantitativos das diferentes fases de execução do Pronatec Campo, durante o ano de 2013 a 2016, sob a perspectiva de um graduando do curso de pedagogia que teve a oportunidade de acompanhar, como servidor público, o desenvolvimento do projeto, no âmbito de sua Coordenação Nacional. Como resultado da pesquisa expõem-se uma análise da implementação do programa de acordo com seus anos de desenvolvimento, apontando os fatores que contribuíram para isso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons