Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JonatasMoreiraTeixeira_tcc.pdf2,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A especificidade das oficinas transiarte com estudantes surdos da escola bilingue de Taguatinga
Autor(es): Teixeira, Jonatas Moreira
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação bilíngue
Surdos - educação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 27-Out-2017
Referência: TEIXEIRA, Jonatas Moreira. A especificidade das oficinas transiarte com estudantes surdos da escola bilingue de Taguatinga. 2017. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões da aplicabilidade das oficinas transiarte com sujeitos da educação de jovens e adultos surdos. O objetivo é identificar as possibilidades de criação artística coletiva dos estudantes a partir das oficinas transiarte, na disciplina de artes da Escola Bilíngue Libras e Português-Escrito de Taguatinga. As oficinas transiarte tem sido desenvolvidas pelo grupo de pesquisa transiarte na educação de jovens e adultos e educação profissional, conhecido como proeja transiarte, com o objetivo de trabalhar na integração educação profissional e ensino médio na Educação de Jovens e Adultos, EJA. Esta integração se dá a partir da utilização do conceito de ciberarte e transiarte ou arte de transição, que estabelece vínculos entre o currículo com suas experiências de vida e com o uso de tecnologia digital para produção de ciberarte. O projeto transiarte teve inicio em 2007 sempre trabalhou com estudantes EJA, ouvintes, isto é, não-surdos. Este projeto relata portanto a primeira experiência da integração da transirte junto a estudantes surdos. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação de Barbier (2007). Utiliza-se a observação participante, entrevistas e analise de vídeos transiarte produzidos pelos participantes. Como resultado busca-se identificar as especificidades da práxis da oficina transiarte (Rodrigues, 2015) junto a estudantes da educação de surdos.
Abstract: This work presents reflections on the applicability of the transiarte workshops with subjects of education of deaf adults and adults. The objective is to identify the possibilities of collective artistic creation of the students from the workshops transiarte, in the discipline of arts of the Bilingual School Libras and Portuguese-Written of Taguatinga. The transiarte workshops have been developed by the transiarte research group in youth and adult education and professional education, known as proeja transiarte, with the objective of working in the integration of professional education and high school in the Education of Young and Adults, EJA. This integration takes place through the use of the concept of cyberart and transiarte or art of transition, which establishes links between the curriculum with their life experiences and the use of digital technology to produce cyberart. The transiar project started in 2007, always worked with EJA students, ie non-deaf students. This project therefore reports the first experience of integration of the transirte with deaf students. The methodology used was Barbier's action research (2007). To collect data, is used participatory observation, interviews and analysis of the Transiarte videos, produced by the participants. As result, it is sought to verify if praxis of the workshop Transiarte (Rodrigues, 2015) attends the deaf education in the same way that listeners’ education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons