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dc.contributor.advisorSantos, Vagner dos-
dc.contributor.authorXavier, Thaynara Kelly Guerra-
dc.identifier.citationXAVIER, Thaynara Kelly Guerra. Como os terapeutas ocupacionais cuidam de crianças autistas?: uma revisão bibliográfica. 2016. 48 f.,il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO autismo descrito pela primeira vez por Leo Kanner na década de 40, hoje atinge cerca de 70 milhões de pessoas, afetando as relações sociais e o desempenho de papéis ocupacionais, sendo de grande importância o trabalho de diversos profissionais da saúde a fim de diminuir barreiras e potencializar as habilidades desses indivíduos, trazendo mais autonomia e independência, para esta população. Objetivo: Este trabalho busca através de pesquisa bibliográfica em bases de dados identificar as intervenções realizadas pelos profissionais de terapia ocupacional, e seus resultados. Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases MEDLINE, SciELO, LILACS e Cochrane, utilizando os descritores terapia ocupacional e autismo. Resultados: Após análise do material encontrado foi possível incluir 12 artigos neste trabalho. Foram incluídos apenas artigos onde foi relatada intervenção realizada apenas por terapeuta ocupacional. Conclusão: O maior eixo de atuação dos terapeutas ocupacionais é o de intervenções sensoriais apoiadas à teoria da integração sensórias de Jean Ayres. Estas e outras intervenções tem melhorado o desempenho ocupacional das crianças autistas, tornando as mais participativas em suas atividades de vida diária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde mentalpt_BR
dc.titleComo os terapeutas ocupacionais cuidam de crianças autistas? : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-26T14:31:03Z-
dc.date.available2017-10-26T14:31:03Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18037-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Autism was for the first time described by Leo Kaner in the 40s, which now affects about 70 million people, affecting social relations and the performance of occupational roles, which are a very important work of several health professionals in order to reduce barriers and improve those individuals skills, bringing further autonomy and independence, for this population. Purpose: This work aims to identify the interventions through literature databases of occupational therapy professionals and their results. Methods: A research was conducted in MEDLINE, SciELO, LILACS and Cochrane, using occupational therapy and autism reporters. Results: From the analysis of the material found was possible to include 12 articles in this work. They included elements where only intervention was reported performed by an occupational therapist. Conclusion: The major operation occupational therapists axis is the sensory interventions supported by Jane Ayres‟s theory of sensory integration. These and other interventions have improved occupational performance of autistic children, changing them to more participatory in their daily living activities.pt_BR
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