Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoãoBenignodeSouzaNetto.pdf333,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental : propostas de projetos no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Sousa Netto, João Benigno de
Orientador(es): Siqueira, Aline Gonçalves de
Assunto: Educação ambiental
Método de projeto no ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 10-Ago-2011
Referência: SOUSA NETTO, João Benigno de. Educação ambiental: propostas de projetos no processo de ensino e aprendizagem. 2011. 33 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Formosa, 2011.
Resumo: Este estudo buscou analisar como os conteúdos curriculares organizados em projetos influenciam o processo de aprendizagem e como estes podem ser utilizados no âmbito da Educação Ambiental. Destaca a Pedagogia de Projetos que teve inicio com a teoria de Dewey e até hoje influencia no processo educacional. Assim, o objetivo principal do estudo analisar o papel do professor no trabalho com projetos educativos que levem a conscientização sobre a proteção do meio ambiente. Na pesquisa bibliográfica destaca a formação docente para o trabalho com projetos, bem como o papel da escola e da família na Educação Ambiental como forma de proteger o meio ambiente. Na pesquisa de campo foram aplicados questionários a professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Oemis Virginio Machado, Escola Estadual Padre Lamberto Verryt e Colégio Estadual Alfredo Nasser localizados na cidade de Cabeceiras-GO e atende a uma clientela diversificada no que diz respeito a origem, religião e cultura. A pesquisa mostra que os professores estão trabalhando com projetos, mas que muitas vezes as escolas fecham as portas para este tipo de trabalho, não havendo o devido incentivo, nem mesmo a participação da família.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons