Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17966
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MayaraDeAlmeidaPrado_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Resposta de plantas de café arábica cultivar catuaí submetidas a diferentes podas mecânicas e químicas
Autor(es): Prado, Mayara de Almeida
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Manejo de plantas
Poda
Café - cultivo
Data de apresentação: 3-Jul-2017
Data de publicação: 19-Out-2017
Referência: PRADO, Mayara de Almeida. Resposta de plantas de café arábica cultivar catuaí submetidas a diferentes podas mecânicas e químicas. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com o aumento da densidade de plantas nas lavouras cafeeiras, tornou-se necessária a incorporação das podas no manejo dos cafezais. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo comparar a resposta da brotação de diferentes podas mecânicas e químicas em plantas de café arábica, cultivar Catuaí -144, após sete anos conduzidos em sistema de produção de sequeiro no Cerrado. Foram utilizados seis tipos de podas diferentes juntamente com uma testemunha, os tratamentos foram: Testemunha (T1), Decote baixo (T2), Decote alto (T3), Recepa 30 cm (T4), Recepa 60 cm (T5), Poda química 20 mL (T6), Poda química 40 mL (T7). Foram escolhidas 40 plantas para cada tratamento, devidamente identificadas com fitas de cores diferentes para diferencia-los: T2 - fita de cor roxa, T3 - fita de cor vermelha, T4 - fita de cor azul, T5 - fica de cor verde, T6 - fita de cor laranja e o T7 - fita de cor amarela. Foram avaliadas as brotações novas de cada uma das 280 plantas, a partir do 15° dia após a poda (DAP). As avaliações foram feitas em 15 (A1), 30 (A2), 65 (A3), 100 (A4), 125 (A5), 126 (A6) dias após a poda. Para a análise estatística o delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados (DBC), a análise em regressão foi utilizada para verificar o tamanho das brotações e as datas de avaliações. Já para análise da evolução em cada tratamento adotou-se o esquema de análise conjunta, com a avaliação data a data da comparação entre os tratamentos, sendo repetições de 40 plantas por tratamento. Foi utilizado o teste Tukey, em nível de 5% de probabilidade para comparar as médias. Os dados foram analisados pelo software AgroEstat. Pela interpretação dos dados pode-se concluir que o uso do Glifosato na poda química apresenta fitotoxicidade na brotação dos ramos ortotrópicos novos até 140 dias após a poda. As podas Decote e Recepa podem ser usadas no manejo de renovação de plantas no cafezal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons