Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17939
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroItaloLacerda_tcc.pdf877,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Popular : uma análise da aplicação na Escola Nacional de Formação da CONTAG
Autor(es): Lacerda, Pedro Ítalo Bonfim
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação à distância
Educação popular
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 12-Jul-2017
Data de publicação: 9-Out-2017
Referência: LACERDA, Pedro Ítalo Bonfim. Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Popular: uma análise da aplicação na Escola Nacional de Formação da CONTAG. 2017. x, 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes no processo educacional trazendo novas perspectivas para a apropriação e a produção do conhecimento. A Educação a Distância surge como uma modalidade de educação que visa contribuir para que cada vez mais pessoas enxerguem formas diferentes de aprender e ensinar. Este estudo apresenta as contribuições da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação Popular. Desse modo, este estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Popular. Como objetivos específicos: realizar uma pesquisa de reconhecimento do campo de estudo da Educação Popular e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; identificar e analisar pontos positivos e negativos na aplicação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC); propor sugestões na aplicação de Ambientes Virtuais na ENFOC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando a pesquisa de campo e bibliográfica. Foi analisada a aplicação do Ambiente Virtual de Aprendizagem na Escola Nacional de Formação da CONTAG. A partir da análise foi possível identificar pontos positivos e negativos na utilização da plataforma e os resultados apontaram para a potencialidade que um AVA tem em promover uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: Information and Communication Technologies are increasingly present in the educational process, bringing new perspectives to the appropriation and production of knowledge. Distance Education emerges as an education modality that aims to contribute to more and more people seeing different ways of learning and teaching. This study presents the contributions of the use of Learning Managements Environments (AVAs) in Popular Education. Thus, this study aims to analyze the application of Learning Managements Environments in Popular Education. As specific objectives: to carry out a research of recognition of the field of study of Popular Education and Learning Managements Environments; Identify and analyze positive and negative points in the application of Learning Managements Environments at the National Training School of CONTAG (ENFOC); Propose suggestions on the application of Virtual Environments in ENFOC. It is a qualitative and quantitative research, using field and bibliographic research. The application of the Learning Managements Environments in the National Training School of CONTAG was analyzed. From the analysis it was possible to identify positive and negative points in the use of the platform and the results pointed to the potentiality that an AVA has in promoting a more meaningful learning.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons