Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroVitorAraujo_tcc.pdf783,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da condição de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de soja
Autor(es): Araújo, Pedro Vitor Lopes
Orientador(es): Souza, Nara Oliveira Silva
Assunto: Soja - sementes
Sementes - qualidade
Data de apresentação: 7-Jul-2016
Data de publicação: 5-Out-2017
Referência: ARAÚJO, Pedro Vitor Lopes. Influência da condição de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de soja. 2016. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A deterioração de sementes de soja durante o armazenamento é um processo inevitável que leva a redução da viabilidade das sementes. Dependendo da variedade e da condição de armazenamento, a qualidade fisiológica pode ser prejudicada. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de duas variedades de soja analisadas em diferentes períodos e condições de armazenamento. O experimento foi realizado com sementes de soja das variedades, BRS 8581 e NS 8290, quais foram submetidas às condições de armazenamento: resfriamento e armazenamento em condição de galpão; não resfriamento e armazenamento em condição de galpão; resfriamento e armazenamento em câmara fria e não resfriamento e armazenamento em câmara fria. Foram avaliadas em quatro períodos, amostra inicial, 30, 60 e 90 dias após armazenamento. Os tratamentos foram agrupados no esquema fatorial 2 x 4 x 4, ou seja, duas variedades, quatro condições de armazenamento e quatro tempos de armazenamento. Os testes de qualidade fisiológica foram o teste padrão de germinação, envelhecimento acelerado, tetrazólio, condutividade elétrica e emergência em campo. A variedade BRS 8581 apresentou qualidade fisiológica superior em relação à variedade NS 8290. A condição de armazenamento com resfriamento das sementes e posterior armazenamento em câmara fria foi a que melhor demonstrou qualidade, seguida pela condição de não resfriamento e armazenamento em câmara fria. Com relação ao tempo de armazenamento das sementes, houve uma tendência de resultados superiores quanto à qualidade fisiológica na amostra coletada com 30 dias após armazenamento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons