Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17915
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarjorideLimaMoreira_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Nos caminhos da infância : estudo de produção de sentidos no universo de jogos, brinquedos e brincadeiras de diferentes gerações
Autor(es): Moreira, Márjori de Lima
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Brincadeiras
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 23-Ago-2017
Referência: MOREIRA, Márjori de Lima. Nos caminhos da infância: estudo de produção de sentidos no universo de jogos, brinquedos e brincadeiras de diferentes gerações. 2017. 52., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo sobre infâncias de diferentes gerações, que são delimitadas por diferentes espaço-temporais dos narradores com quem dialoguei e suas narrativas, relatando a produção de sentidos das crianças do hoje e de outras épocas. Em diálogo com pensadores que se voltam para esse tempo de nossas vidas, a pesquisa se deu sob forma de observação e entrevistas, que além de acontecerem através do contato direto com esses narradores, deram-se também via redes sociais como Facebook e WhatsApp, com foco nos jogos, brinquedos e brincadeiras, trazidos através das narrativas desses infantes. Traça um pequeno panorama sobre o surgimento da infância, colocando em destaque as noções de culturas infantis, buscando um olhar sociológico para esse grupo, como forma de comprovação do mesmo como produtor de sentidos societais. Como uma investigação introdutória a estudos que se pretendem aprofundados no campo das artes do espetáculo, o trabalho é resultado de observações sobre a cena produzida em jogos e brincadeiras desses brincantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons