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Título: Responsabilidade civil : as excludentes de causalidade nos acidentes aéreos
Autor(es): Silva, Thiago Francisco
Orientador(es): Silva, Bruno Rangel Avelino
Assunto: Causalidade (Direito)
Acidentes aéreos
Responsabilidade (Direito)
Data de apresentação: 4-Jul-2017
Data de publicação: 22-Ago-2017
Referência: SILVA, Thiago Francisco. Responsabilidade civil: as excludentes de causalidade nos acidentes aéreos. 2017. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise das excludentes de nexo de causalidade na teoria da responsabilidade civil objetiva em caso de acidentes aéreos. Partindo do problema da aceitação ou não das excludentes, duas hipóteses poderiam ocorrer: (i) não sendo aplicadas, haveria uma aproximação do risco integral ou; (ii) podendo ser aplicadas excluiriam o nexo causal. Baseado nessas hipóteses, primeiro foi desenvolvido uma classificação dos tipos de serviços aéreos para identificar a ocorrência de tratamento jurídico distinto em cada em deles. Nesse desenvolvimento, analisou-se os institutos da Constituição Federal, do Código Civil, do Código Brasileiro de Aeronáutica, das Convenções Internacionais de Varsóvia e Montreal e a teorização dos riscos voltados à atividade aérea. Além disso, a pesquisa se propõe a relacionar os conceitos normativos de causalidade com o plano da perícia investigativa promovida pelos órgãos responsáveis, cuja identificação das principais causas de um acidente parte da análise de “fatores contribuintes”. Seguindo para as excludentes de causalidade, a partir dos institutos utilizados para esta questão, foi possível caminhar para a comprovação da segunda hipótese levantada, ainda que excepcionalmente. Tal aplicação é possível para os casos fora da atividade baseados na externalidade e na imprevisibilidade, ou seja, no fortuito externo. A partir dos pontos desenvolvidos, foram realizados estudos de casos sobre acidentes para verificar a possibilidade de incidência das excludentes nas diversas situações.
Abstract: This paper aims to develop an analysis of the causality excludents in the theory of objective social responsibility in case of aircraft accident. Based upon the problem of using such excludents, two hypotheses could occur: (i) if not applied, there would be an approximation of integral risk, or; (ii) if applied, it excludes the causal link. Based on these hypotheses, a classification of air services types was developed to identify the occurrence of distinct legal treatment in each of them. In that purpose, the institutes of the Federal Constitution, the Civil Code, the Brazilian Aeronautical Code, the International Conventions of Warsaw and Montreal and the theory of the risks related to the air transportation were analyzed. In addition, this research proposes to relate the normative concepts of causality with the investigative expertise promoted by the official institutions, wich the identification of the main causes of an accident starts from the analysis of "contributing factors". Analyzing the causality excludents, through the institutes used for this issue, it was possible to verify that the second hypothesis raised, albeit exceptionally. Such application is possible for cases outside the activity based on external and unpredictable events, that is, on the external fortuitous. From the points developed, case studies on real accidents were made to verify the possibility of incidence of the excludents in the various situations.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
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