Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PatriciaGoncalvesCorreaPereira_parcial.pdf783,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de compras em termos de planejamento, execução e controle : estudo de caso das entidades nacionais pertencentes ao Sistema Indústria
Autor(es): Pereira, Patrícia Gonçalves Corrêa
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Logística empresarial
Gestão de compras
Planejamento estratégico
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: PEREIRA, Patrícia Gonçalves Corrêa. Gestão de compras em termos de planejamento, execução e controle: estudo de caso das entidades nacionais pertencentes ao Sistema Indústria. 2016. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A logística de suprimentos vem se destacando e alcançando um patamar estratégico nas organizações, isso se justifica pelo fato dela ser necessária para o planejamento, execução e controle, desde a origem do produto/serviço até a entrega para a produção e operações. Neste sentido, a gestão de compras passou de processos operacionais e enrijecidos, para uma gestão estratégica, que faz interface com outras áreas, além de servir como base para tomada de decisões importantes para a organização como um todo. No presente estudo objetivou-se descrever o processo de gestão de compras das Entidades Nacionais do Sistema Indústria (CNI, SESI/DN, SENAI/DN e IEL/DN), desde o processo de planejamento, passando pela escolha do fornecedor, execução de compras e finalizando no controle dos processos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritiva, sendo o estudo de caso o procedimento técnico escolhido. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: análise documental, observação direta e entrevistas. A partir das análises realizadas foi constatado que para o processo de planejamento de compras, a organização executa anualmente o Plano Anual de Compras, que consiste no levantamento estimado das compras a serem realizadas ao longo do ano. Quanto à escolha dos fornecedores o processo varia de acordo com o tipo de compras licitatórias. Para o processo de controle de compras, a organização demanda esforços para os processos de compras que são auditados pelos órgãos de controle federal, por meio do modelo compliance de gerenciamento. O estudo contribuiu para instigar a importância do gerenciamento de compras para as organizações por meio do modelo realizado pelas Entidades Nacionais do Sistema Indústria (CNI,SESI,SENAI e IEL) que podem servir como melhores práticas para federações de indústrias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pelo autora. Conteúdo retido: Capítulo 4.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons