Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TiagoPereiraVidigal_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fault-Tolerant Control System Modeling in SystemC
Autor(es): Vidigal, Tiago Pereira
Orientador(es): Café, Daniel Chaves
Assunto: Tolerância a falhas (Sistemas de computação)
Framework
Data de apresentação: 6-Jan-2017
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: VIDIGAL, Tiago Pereira. Fault-Tolerant Control System Modeling in SystemC. 2017. ix, 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a criação de uma metodologia de modelagem de sistemas de controle tolerantes a falta, de uma forma que confiabilidade possa ser medida e tolerancia a falta possa ser validada. A necessidade de controladores confiáveis requer o uso de técnicas de segurança. A validação dessas técnicas é importante e deve ocorrer cedo no fluxo de projeto. Modelos são usados nesses cenários para maiores níveis de abstração. No entanto, modelos devem ter técnicas de injeção de faltas para possibilitar testes com faltas. Uma metodologia usando um Modelo de Computação (MOC) com SystemC é proposto juntamente com um framework para injeção de falta. Um caso de estudo valida a metodologia e o framework, dando a possibilidade de avaliar a confiabilidade de um modelo.
Abstract: This work has the objective to create a methodology of modeling a fault-tolerant control system, in a way that reliability can be measured and fault tolerance can be validated. The need of reliable controllers requires the use of dependability techniques. It’s important to validate those techniques as early as possible in the project flow. Models are used in this scenarios for higher levels of abstraction. However, models must have a fault injection technique to enable tests with faults. A methodology using an heterogeneous Model of Computation (MOC) with SystemC is proposed together with a fault injection framework. A case of study validates the methodology and the framework, giving the possibility to evaluate reliability of a model.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons