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Título: Harmonização algorítmica de Estruturas Melódicas e Contrapontos
Autor(es): Prado, Rondinele Barbosa
Orientador(es): Jacobi, Ricardo Pezzuol
Coorientador(es): Arcela Júnior, Aluizio
Assunto: Composição algorítmica
Computação musical
Data de apresentação: 21-Nov-2016
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: PRADO, Rondinele Barbosa. Harmonização algorítmica de Estruturas Melódicas e Contrapontos. 2016. xii, 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho aborda a harmonização algorítmica de melodias, utiizando como base melodias tradicionais como também contrapontos obtidos por outros métodos [7]. Com este objetivo, foi implementada uma série de algoritmos que realizam a aplicação de técnicas e procedimentos de análise visando a harmonização de melodias, tentando extrair o potencial harmônico contido nas mesmas. Aborda-se também a composição algorítmica de contrapontos e fugas. A partir de uma melodia simples, foi desenvolvido um conjunto de algoritmos que operam sobre a melodia de modo a gerar outras melodias derivadas (em contraponto à melodia original), através de transformações matemáticas sobre as alturas e durações das notas. Este conjunto de melodias derivadas é utilizado para a montagem de uma partitura polifônica contrapontística, seguindo o princípio formal e estrutural de uma fuga. Para a determinação da tonalidade, foram testados dois algoritmos (key-finding algorithms): o de Krumhansl-Schmuckler [15] e o algoritmo de tonalidade vetorial [8].
Abstract: This work aims to implement the algorithmic harmonization of simple melodies and polyphonic pieces composed by using some counterpoint methods [7]. With this objective, it was implemented a set of algorithms that perform the use of methods and analysis procedures aiming the harmonization of melodies trying to extract their own harmonic potential. It also implements the algorithmic composition of counterpoints and fugues. Through mathematical transformations, a set of algorithms will derivate new melodies from a fixed melody. This set of new melodies will be used to assembly a contrapuntally organized music, following the formal and structural principles of a fugue. There were also tested two key-finding algorithms: Krumhansl-Schmuckler [15] algorithm and the vector pitch algorithm [8].
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
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