Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PauloArturNetodeAndrade_tcc.pdf223,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Barreiras e facilitadores da colaboração Universidade-Empresa para inovação : caso da parceria UnB e Correios
Autor(es): Andrade, Paulo Artur Neto de
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios)
Inovação em serviços
Serviço público
Inovação
Data de apresentação: 4-Jul-2017
Data de publicação: 9-Ago-2017
Referência: ANDRADE, Paulo Artur Neto de. Barreiras e facilitadores da colaboração Universidade-Empresa para inovação: caso da parceria UnB e Correios. 2017. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A inovação no setor público tem ganhado o interesse da sociedade, uma vez que os problemas enfrentados são cada vez mais complexos. A colaboração é questão de sobrevivência em tempos que os problemas são complexos. A presente pesquisa, então, tem como objetivo identificar as barreiras e os facilitadores presentes numa colaboração entre a Universidade de Brasília e a Empresa de Correios e Telégrafos. Os dados coletados, através de observação, entrevista e grupos focais, foram submetidos à análise de conteúdo, baseada em Bardin (2006). Os resultados encontrados apontam a presença das barreiras: leis, falta de pessoal especializado, gestão de conhecimento falha, rigidez organizacional, cultura organizacional desfavorável, liderança fraca, contato social baixo, diferença de experiência, pouco tempo de contato, conflito de interesses, inconsistência e falta de coordenação; e dos facilitadores: cultura organizacional, disponibilidade de recursos, comunicação, estrutura, trabalho em equipe, tempo e contato social. Ao final são apontadas algumas discussões acerca do tema e limitações da pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons