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Título: Sistema de controle de oscilações em roll de um barco
Autor(es): Passos, João Carlos Pereira
Orientador(es): Vidal Filho, Walter de Britto
Coorientador(es): Pinto, André Murillo de Almeida
Assunto: Embarcação
Embarcação - projetos e construção
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 8-Ago-2017
Referência: PASSOS, João Carlos Pereira. Sistema de controle de oscilações em roll de um barco. 2016. xv, 106 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho consiste do estudo da implementação de um mecanismo que tem como objetivo atuar no controle de oscilações de uma embarcação comumente utilizada no Rio Amazonas, Brasil. Na primeira parte do trabalho são expostos os diferentes tipos de soluções disponíveis para este tipo de problema. Devido às restrições impostas pelas características de uso deste tipo de embarcação e a oportunidade dê-se divulgar uma solução com escassas utilizações no contexto náutico, até o presente momento, optou-se pela escolha de uma solução de deslocamento de massa. Na segunda parte do trabalho, é exposta todo o modelamento matemático desta aplicação, seguido da demonstração da efetividade deste tipo de solução através de um modelo simulado. A terceira e última parte consiste da verificação deste sistema através de sua utilização em um modelo físico, representado por uma bancada de testes desenvolvida com o objetivo de se simular oscilações de embarcações.
Abstract: This work consists of a study about an implementation of a mechanism which is designed to act in the control of oscillations of a boat commonly used in the Amazon River, Brazil. In the first part of the work the different types of solutions available for this kind of problem are exposed. Due to the restrictions imposed by the usage characteristics of this kind of vessel and the opportunity to divulge a solution which has few applications in the nautical context up to the present moment, it was chosen a solution related to mass displacement. In the second part of the work, it is demonstrated the entire mathematical modeling of the chosen application, followed by a validation of its effectiveness for this kind of solution through a simulated model. The third and last part consists of the verification of this system through a physical model, represented by a test bench developed with the objective of simulate boat oscillations.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



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