Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielSilvaCarvalhodaCunha.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções prévias de estudantes da educação básica sobre o conceito de ar – uma investigação no âmbito do Projeto UnB-TUR científico
Autor(es): Cunha, Daniel Silva Carvalho da
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Concepções prévias (Ciência)
Química - estudo e ensino
Experimentação
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 8-Ago-2017
Referência: CUNHA, Daniel Silva Carvalho da. Concepções prévias de estudantes da educação básica sobre o conceito de ar – uma investigação no âmbito do Projeto UnB-TUR científico. 2017. [42] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As concepções prévias são ideias diferentes do padrão científico aceitável. Os estudos sobre as concepções prévias dos alunos iniciaram na década de 1970, e logo depois, passaram a ganhar espaço no ensino. Existem diversos tipos de concepções prévias relacionadas aos conceitos que envolvem a ciência. Sobre o conceito de ar, este trabalho identificou os seguintes tipos de concepções em um grupo de alunos: aristotélica, função, mistura gasosa, natureza da matéria e propriedades. A partir de desses tipos de concepções prévias, são sugeridas algumas atividades demonstravivo-investigativas como possíveis caminhos para superar esses problemas. Primeiramente, há uma abordagem sobre as contribuições dos gregos sobre o conceito de ar na antiguidade. Por fim, cinco experimentos são apresentados e cada um tem a característica de superar um tipo de concepção prévia identificada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons