Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaiceMireleAlvesFerreiraBarros.pdf651,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A proposta da reciclagem e o destino final dos resíduos sólidos : realidade de Formosa-GO
Autor(es): Barros, Laice Mirele Alves Ferreira
Orientador(es): Siqueira, Aline Gonçalves de
Assunto: Lixo - eliminação
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Eliminação de resíduos
Saneamento
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 8-Ago-2011
Referência: BARROS, Laice Mirele Alves Ferreira. A proposta da reciclagem e o destino final dos resíduos sólidos: realidade de Formosa-GO. 2011. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Formosa, 2011.
Resumo: O lixo constitui uma das maiores preocupações do mundo moderno, pois o seu acúmulo pode trazer enormes prejuízos para o ambiente e consequências para as pessoas. A disposição dos resíduos sólidos é regulamentada por aspectos legais, o que serve como garantia para evitar a contaminação de águas e solo, e ainda, trazer riscos para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Para isso é necessário que fosse obedecida à legislação de modalidades de coleta seletiva, que ainda traz como benefícios para a população: a classificação do lixo pela sua natureza do lixo e dos riscos que podem trazer para o ambiente. A reciclagem é a proposta para minimizar a questão ambiental do lixo e ainda trazer oportunidades de ganho financeiro para os que dela vivem. Analisando a coleta, armazenamento e destino final do lixo próprio para a reciclagem, identificaram a COOPER-Recicla, cooperativa com parceria da Treta Park e outras fontes de compradores do material para reciclagem: embalagens de leite, garrafas PET, papelão e outros, retiram esse material do “lixão”, já que a cidade de Formosa-GO não conta com Aterro Sanitário, ou qualquer outro local próprio para o depósito final do lixo urbano. Contextualizando a situação dos catadores, percebe-se que eles, ainda, não contam com os benefícios de cooperados, visto que não dispõem de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), salários fixos, e etc.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1777
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons