Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DeboraLuizadosSantosBarbosa.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho das marcas corporativas baseada na percepção dos consumidores : efeitos na receita de grandes instituições
Autor(es): Barbosa, Débora Luiza dos Santos
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Consumidores - preferência
Marcas - avaliação
Corporate Brand Equity
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 30-Jun-2017
Data de publicação: 8-Ago-2017
Referência: BARBOSA, Débora Luiza dos Santos. Desempenho das marcas corporativas baseada na percepção dos consumidores: efeitos na receita de grandes instituições. 2017. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo desenvolver e validar uma escala científica para avaliar a percepção dos consumidores quanto ao desempenho das marcas corporativas e os efeitos gerados por meio dessas na receita de grandes instituições no período compreendido entre os anos de 2012 a 2016. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa correlacional, com utilização de survey e análises quantitativas para entender se a percepção do consumidor tem relação com a receita de grandes instituições. Foram encontrados quatro resultados expostos por meio de análise fatorial confirmatória, análise dos testes multivariados, teste dos efeitos entre marcas e regressões. O estudo identificou três dimensões que podem ser utilizadas para se avaliar Corporate Brand Equity (CBE) de acordo com a percepção do consumidor e relacionado a variáveis financeiras, também concluiu que a percepção do consumidor influencia através de duas dimensões (a percepção de gerenciamento de alto-nível e a percepção da consciência do mercado consumidor) a receita de vendas. Os resultados indicam que as marcas que têm um CBE desenvolvido apresentam resultados melhores do que as que ainda não desenvolveram e que a preocupação em relação a percepção do consumidor aumenta a receita de vendas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons