Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabriellaMartinsdeAssuncaoLeite.pdf537,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A implementação do Ambulatório do Sistema de Infusão Contínuo de Insulina no Hospital Regional de Taguatinga
Autor(es): Leite, Gabriella Martins de Assunção
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Doenças crônicas - tratamento
Sistema de Infusão Contínuo de Insulina (SICI)
Políticas públicas - saúde
Saúde pública
Data de apresentação: 28-Jun-2017
Data de publicação: 7-Ago-2017
Referência: LEITE, Gabriella Martins de Assunção. A implementação do Ambulatório do Sistema de Infusão Contínuo de Insulina no Hospital Regional de Taguatinga. 2017. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A diabetes é uma doença crônica, causada pela desordem metabólica, que afeta um grande número de pessoas no mundo. Os tratamentos mais avançados levam à melhoria da qualidade de vida do portador da doença, um deles é o Sistema de Infusão Contínuo de Insulina (SICI), que permite ao diabético mais autonomia. O Estado oferece esse tipo de tratamento apenas aos portadores quando os mesmos o requerem judicialmente. Porém, em face ao grande número de processos judiciais, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal criou um programa para que os portadores de diabetes pudessem ter acesso ao Sistema de Infusão Contínuo de Insulina, mais precisamente, no Hospital Regional de Taguatinga, porém, por ser um tratamento oneroso ao Governo do Distrito Federal, requisitos necessários devem ser preenchidos para a obtenção do tratamento. O objetivo desse trabalho foi analisar de que forma o SICI foi implementado e como trouxe mais qualidade de vida aos portadores de diabetes. O embasamento teórico da pesquisa aborda as políticas públicas de saúde, sua implementação e judicialização. Como metodologia, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais e entrevistas individuais semiestruturadas. A pesquisa apresentou como principais resultados um aumento na qualidade de vida do portador de diabetes, em razão do tratamento, e uma melhor gestão dos recursos governamentais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons