Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17748
Título: | O processo de implementação do Programa de Resistência às Drogas (PROERD) – O desafio de uma política transversal de educação e segurança pública |
Autor(es): | Viana, Carolina Gonçalves |
Orientador(es): | Freitas, Christiana Soares de |
Assunto: | Programas sociais Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) Drogas - prevenção Segurança pública |
Data de apresentação: | 7-Jul-2017 |
Data de publicação: | 7-Ago-2017 |
Referência: | VIANA, Carolina Gonçalves. O processo de implementação do Programa de Resistência às Drogas (PROERD)–O desafio de uma política transversal de educação e segurança pública. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esta monografia possui como objetivo geral compreender como se dá a inter-relação entre educação e segurança pública para viabilização da transversalidade no desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às drogas (PROERD) no Distrito Federal. Busca-se analisar a percepção dos professores, gestores e policiais sobre o programa de prevenção escolar ao uso abusivo de drogas. Para tanto foram identificados os atores, como se dá a coordenação entre eles e os produtos resultantes dessa coordenação na ação pública. Foram analisadas quais e como as relações são estabelecidas entre a secretaria de educação e de segurança pública e como isso afeta a implementação do programa. Também foi interesse da pesquisa analisar como acontece o processo de tomada de decisões no PROERD a partir da percepção dos profissionais da educação e do policial militar sobre as possibilidades e limites da articulação transversal. Além disso, foi avaliado o processo de articulação entre os profissionais de segurança e da escola na realização de atividades com os alunos e familiares dos educandos, analisando a percepção dos gestores em relação às redes de comunicação e as articulações necessárias para sua implantação do programa. Foram abordados conceitos como gestão de redes e transversalidade, centrando-se no debate da ação pública. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Para coletar os dados foram realizadas, no total, oito entrevistas semiestruturadas [quatro na área da educação e quatro na área de segurança pública], tendo ocorrido na escola Classe 18 as entrevistas da área educacional. Foi verificado o desenvolvimento de vínculos entre os profissionais e os alunos. Contudo, em relação aos profissionais de segurança e educação há um déficit na comunicação e articulação entre os setores. Portanto, este trabalho aponta a ausência da transversalidade no programa, mesmo existindo princípios de uma transversalidade institucionalizada. As principais dificuldades encontradas foram a falta de receptividade de um setor para o outro, organização e processos de cada setor diferentes, falta de colaboração da gestão e dificuldade com a comunicação. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons