Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JeaneQuintãoCatarino.pdf538,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acidente ofídico com serpentes brasileiras do gênero Bothrops
Autor(es): Catarino, Jeane Quintão
Orientador(es): Zanotta, Lanuse Caixeta
Assunto: Cobra venenosa
Cobra - prevenção de acidentes
Cobra - livros didáticos
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 5-Ago-2011
Referência: CATARINO, Jeane Quintão. Acidente ofídico com serpentes brasileiras do gênero Bothrops. 2011. 41 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Acidente ofídico é um problema serio de saúde publica nos países tropicais, levando a agravos letais quando não são seguidos corretamente os primeiros socorros, alem de gerar nas pessoas uma fobia ao animal. A falta de conhecimento e informação sobre o assunto apresenta-se como principal responsável pela manutenção elevada dos índices de acidentes ofídicos, pois atualmente ocorrem entre 25 e 29 mil por ano. Dentre os casos em que a serpente é informada, o gênero Bothrops é o causador mais freqüente, estando presente em 73,5% das notificações. O correto diagnostico e a intervenção precoce, demonstra relevância na sobrevivência e recuperação do paciente. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as diversas espécies do gênero Bothrops, descrever as principais manifestações clínicas decorrente do acidente ofídico bem como os primeiros cuidados, as medidas preventivas e a conduta de diagnóstico. Além disso, objetivou uma análise do conteúdo referente a esse assunto em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, utilizados em escolas públicas do Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons