Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThiagoHenriqueAlmeidaVaz_tcc.pdf17,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLuz, Camila Borges-
dc.contributor.authorVaz, Thiago Henrique Almeida-
dc.identifier.citationVAZ, Thiago Henrique Almeida. Oficina de Teatro de Cordel: análise da experiência e relato dos resultados enquanto artista-educador. 2017. 87 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Ipatinga – MG, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa acadêmica intitulada Oficina de Teatro de Cordel: Análise da Experiência e Relato dos Resultados enquanto Artista-Educador, se refere a práticas docentes em uma escola pública do Leste de Minas Gerais através do Programa Mais Cultura. É um campo de estudo, de caráter exploratório e descritivo, que visa não só relacionar variáveis de análise central, bem como apresentar subsídios que possam servir de diretrizes para ações de transformação da realidade, incluindo revisão bibliográfica, pesquisa de campo e ponto de vista e experiência do próprio autor, ao propagar a cultura popular brasileira por meio do ensino do Teatro de Cordel, com o intuito de mostrar e registrar a importância efetiva desta linguagem poética e política, na formação crítica e pensante do Aluno Cidadão. Os objetivos específicos visam o cunho educativo nos alunos a fim de: Introduzir seu conteúdo pragmático, cognitivo e histórico, despertando o gosto por essa arte; Fomentar discussões e dinâmicas sobre temas atuais através dos folhetos como tarefa coletiva de fortalecimento social e identidade local; Aplicar jogos teatrais, dramáticos e improvisações pautados no Teatro Imagem como recurso didático-pedagógico; Coletar relatos dos participantes e profissionais envolvidos nesta relação ensino/aprendizagem; Mensurar os pontos positivos e negativos da respectiva oficina ministrada. Por fim, foi possível identificar, que se faz necessário oferecer oportunidades para que o educando possa naturalmente em cada experimento, vivenciar a construção e reconstrução de sua aprendizagem, refletindo criticamente sobre seus pensamentos e suas ações, e o mundo que o rodeia e o que a arte pode proporcionar em relação a isso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - oficinapt_BR
dc.subject.keywordTeatro - ensinopt_BR
dc.subject.keywordPensamento críticopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - literatura de cordelpt_BR
dc.titleOficina de Teatro de Cordel : análise da experiência e relato dos resultados enquanto artista-educadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T16:50:26Z-
dc.date.available2017-08-07T16:50:26Z-
dc.date.submitted2017-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17736-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons