Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Luz, Camila Borges | - |
dc.contributor.author | Vaz, Thiago Henrique Almeida | - |
dc.identifier.citation | VAZ, Thiago Henrique Almeida. Oficina de Teatro de Cordel: análise da experiência e relato dos resultados enquanto artista-educador. 2017. 87 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Ipatinga – MG, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa acadêmica intitulada Oficina de Teatro de Cordel: Análise da Experiência e Relato dos Resultados enquanto Artista-Educador, se refere a práticas docentes em uma escola pública do Leste de Minas Gerais através do Programa Mais Cultura. É um campo de estudo, de caráter exploratório e descritivo, que visa não só relacionar variáveis de análise central, bem como apresentar subsídios que possam servir de diretrizes para ações de transformação da realidade, incluindo revisão bibliográfica, pesquisa de campo e ponto de vista e experiência do próprio autor, ao propagar a cultura popular brasileira por meio do ensino do Teatro de Cordel, com o intuito de mostrar e registrar a importância efetiva desta linguagem poética e política, na formação crítica e pensante do Aluno Cidadão. Os objetivos específicos visam o cunho educativo nos alunos a fim de: Introduzir seu conteúdo pragmático, cognitivo e histórico, despertando o gosto por essa arte; Fomentar discussões e dinâmicas sobre temas atuais através dos folhetos como tarefa coletiva de fortalecimento social e identidade local; Aplicar jogos teatrais, dramáticos e improvisações pautados no Teatro Imagem como recurso didático-pedagógico; Coletar relatos dos participantes e profissionais envolvidos nesta relação ensino/aprendizagem; Mensurar os pontos positivos e negativos da respectiva oficina ministrada. Por fim, foi possível identificar, que se faz necessário oferecer oportunidades para que o educando possa naturalmente em cada experimento, vivenciar a construção e reconstrução de sua aprendizagem, refletindo criticamente sobre seus pensamentos e suas ações, e o mundo que o rodeia e o que a arte pode proporcionar em relação a isso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - oficina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - literatura de cordel | pt_BR |
dc.title | Oficina de Teatro de Cordel : análise da experiência e relato dos resultados enquanto artista-educador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T16:50:26Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T16:50:26Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17736 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|