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Título: Discurso curricular do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional/ Rio de Janeiro : interpretação dos cadernos de Clara Pastora (1955-1957)
Autor(es): Andrade, Mônica de Souza
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Museu Histórico Nacional
Museologia
Prática museal
Disciplina curricular
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 7-Ago-2017
Referência: ANDRADE, Mônica de Souza. Discurso curricular do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional/ Rio de Janeiro: interpretação dos cadernos de Clara Pastora (1955-1957). 2016. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a função do museólogo na sociedade por meio de sua construção profissional segundo o discurso curricular presente nas matérias que constam nos cadernos de Clara Pastora Leite, aluna do Curso de Museus do MHN. Para isso pretende destacar alguns aspectos do MHN, relevante para essa pesquisa, discorrer sobre a construção do currículo pela proposta pós-estruturalista, apresentar a aluna Clara Pastora e interpretar o perfil do Curso de Museus através dos cadernos das aulas e por fim realizar considerações sobre como o Conservador de Museus formado em 1955 e 1957 dialoga com a atuação do museólogo na contemporaneidade. A proposta de abordar como estas questões se sucederam dentro do Curso de Museus por meio do discurso disciplinar apresentado nos cadernos de Clara Pastora conseguiu denotar que existe a influência de seu idealizador, Gustavo Barroso e que apresenta suas perspectivas sobre a escrita da História e com utilização de diferenciações hierárquicas de pessoa e indivíduo.
Abstract: This research aims to understand the role of the museologist in society through their professional construction according to the curricular discourse present in the material contained in the contract Clara Pastora Leite, student of MHN Museums Course. For this aims to highlight some aspects of MHN relevant to this research, discuss the construction of the curriculum for post-structuralist proposal to submit Clara Pastora student and interpret the profile of Museums course through the books of classes and finally realize considerations as the Museum Conservative formed in 1955 and 1957 speaks to the role of the museologist nowadays. The proposal to address how these issues are followed within the Museum Travel through disciplinary discourse presented in the tender Clara Pastora could denote that there is the influence of its founder, Gustavo Barroso and presenting their perspectives on the writing of history and use of hierarchical differentiations person and individual.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) —Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Museologia, 2016.
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