Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandoHenriqueMeira_tcc.pdf790,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A opinião dos egressos dos cursos de licenciatura em música da Universidade de Brasília acerca de sua formação inicial
Autor(es): Meira, Fernando Henrique
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Professores - formação
Educação musical
Avaliação de desempenho
Música - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 19-Ago-2016
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: MEIRA, Fernando Henrique. A opinião dos egressos dos cursos de licenciatura em música da Universidade de Brasília acerca de sua formação inicial. 2016. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Nos últimos anos a avaliação dos cursos é um dos desafios do Ensino Superior. Um dos elementos relevantes para a avaliação é conhecer a atuação profissional dos egressos, seus desafios e demandas, para qualificar a formação inicial de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como foco os egressos dos cursos de licenciatura do Departamento de Música e visa identificar a percepção dos egressos sobre o curso de licenciatura, conhecer as dificuldades e os desafios encontrados na profissão, investigar os saberes que eles mobilizam em sua atuação docente e conhecer quais saberes eles consideram relevantes para a formação de professores. A pesquisa se fundamenta no conceito de saberes profissionais e na epistemologia da prática segundo Tardif (2002) e Azevedo (2007). A abordagem qualitativa orientou a análise dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados quatro professores egressos, graduados nos últimos dez anos, professores de música atuantes na educação básica (escolas públicas e particulares) que concordaram em participar da pesquisa. Os resultados revelam a importância do desenvolvimento de saberes pedagógicos específicos relacionados as situações de trabalho; a valorização da teoria da pedagogia musical em detrimento da prática docente durante a licenciatura; a insuficiência das atividades docentes durante a formação inicial. A pesquisa aponta a importância de uma aproximação entre os cursos de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília com a realidade do ensino e aprendizagem musical na cidade, tanto em instituições públicas quanto particulares. Observa-se que essa aproximação deve promover: a vivência da atmosfera da escola e do trabalho docente desde o começo do curso; a reflexão e valorização sobre e dos conhecimentos advindos da prática docente e gerados fora do meio acadêmico, e a adequação das metodologias trabalhadas nos cursos a real situação da educação musical desenvolvida na comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons