Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BeatrizRochaAndreozzideOliveira.pdf976,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Organizações sociais de produção e sustentabilidade : um estudo de caso no setor frigorífico
Autor(es): Oliveira, Beatriz Rocha Andreozzi de
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Sustentabilidade
Gestão ambiental
Frigoríficos
Data de apresentação: 23-Jun-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: OLIVEIRA, Beatriz Rocha Andreozzi de. Organizações sociais de produção e sustentabilidade: um estudo de caso no setor frigorífico. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A atual conjuntura econômica de produção em escala e, os novos cenários socioambientais em âmbito multinacional apontam a necessidade urgente do estabelecimento de um novo paradigma para a sustentabilidade planetária. Para suprir esta demanda desenfreada de consumo em massa são necessários diversos sistemas de produção dos mais diferenciados tipos, tamanhos e seguimentos. A velocidade da globalização mundial permite a criação e evolução de meios de produção em massa cada vez mais sofisticados que necessitam de mão-de-obra especializada e gestão apropriada. O presente trabalho busca analisar novos caminhos para realização destes processos de modo que venham a causar o menor impacto possível ao meio ambiente, sendo assim, por meio de um estudo de caso sobre a adequação de um processo produtivo, pretende-se mostrar os benefícios obtidos com a adoção de práticas sustentáveis como ferramenta de maximização do lucro empresarial, por meio da otimização dos recursos existentes e adequação do processo produtivo, para tanto visa a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental - SGA em uma indústria de processamento de carnes e a instalação de um sistema biodigestor para, através de análises de ambiente interno e externo à empresa obter informações sobre o processo produtivo, os impactos causados, o consumo de recursos naturais, resíduos gerados, controvérsias e conflitos socioambientais presentes neste contexto, e assim, traduzir em números os reais ganhos obtidos com essa adequação. A utilização do sistema do biodigestor se mostra bastante benéfica, a economia que se faz referente a captação de água proveniente do sistema de abastecimento já justifica os gastos com a adequação ambiental para uma produção mais limpa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons