Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17691
Título: Hackathons : um estudo das iniciativas promovidas pelo setor público brasileiro
Autor(es): Moraes, Matheus Pereira Gomes
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Setor público
Hackathons
Eventos especiais
Data de apresentação: 26-Jun-2017
Referência: MORAES, Matheus Pereira Gomes. Hackathons: um estudo das iniciativas promovidas pelo setor público brasileiro. 2017. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Hackathons são iniciativas de citizensourcing em que hackers e outros profissionais se encontram em um evento para a resolução de um problema. Essa monografia teve como base ao hackathons promovidos pelo setor público brasileiro, a fim de caracterizar e delinear os eventos promovidos. A pesquisa empregada é do tipo qualitativa descritiva. O procedimento para a coleta de dados foi a análise documental a partir de uma investigação acerca das iniciativas promovidas encontradas com a pesquisa. A partir disso, 51 hackathons no setor público foram identificados entre o período de 2012 a 2016. Com base nisso, foi possível traçar características de tais eventos no setor público brasileiro, identificando sua duração média, forma de premiação, âmbito do público (federal, estadual ou municipal), local de realização, estágio de aplicação de citizensourcing e áreas de interesse. Também houve êxito ao traçar um paralelo entre as áreas de interesse dos hackathons promovidos e de aplicativos feitos a partir de dados abertos. O estudo também permitiu identificar a crescente realização de tais eventos ao decorrer dos anos, entre 2012 e 2016 no Brasil. Este estudo traz como contribuições um delineamento dos hackathons realizados no setor público brasileiro e possíveis insights para os gestores públicos que buscarem por realizar tais eventos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MatheusPereiraGomesMoraes.pdf453.35 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons